5 chaves naturais para aliviar a fibromialgia

PROTEJA-SE 

5 chaves naturais para aliviar a fibromialgia
É uma doença sem causa conhecida e difícil diagnóstico que causa dor e fadiga crônica. Oferecemos-lhe um guia para saber como lidar com os seus sintomas.



Fadiga e dor são alguns dos sintomas que podem alterar a vida das pessoas que sofrem de fibromialgia. Existem recursos naturais que ajudam a reduzi-los, favorecendo o equilíbrio psicofísico. 

Um paciente com fibromialgia peregrina em uma consulta médica por uma média de sete anos até que ele receba um diagnóstico. Mas isso não ajuda muito, porque os tratamentos convencionais dificilmente aliviam os sintomas. Por esta razão muitos recorrem a terapias naturais e complementares. 

Quantas pessoas a fibromialgia afeta?

Na Espanha, entre 900.000 e 1.600.000 pessoas sofrem de fibromialgia, sendo 80% delas mulheres . Os sintomas começam por volta dos 37 anos e os mais frequentes são fadiga e dor - especialmente em certos pontos sensíveis de todo o corpo -, distúrbios do sono, tonturas, regras dolorosas, ansiedade, depressão e problemas de concentração e memória. 

Em adição que é relativamente comum para uma pessoa com fibromialgia é diagnosticada também a síndrome da fadiga crônica , endometriose, cistite intersticial, síndrome do intestino irritável, disfunção da articulação temporomandibular e dor crônica da vulva. 

Reconhecimento recente

As autoridades de saúde espanholas não reconheceram a fibromialgia até 1997 , quatro anos após a Organização Mundial da Saúde, mas isso não significa que seja um novo distúrbio. Hipócrates já descrito no século IV a. C. casos de dor musculoesquelética difusa.
A primeira definição de fibromialgia como uma entidade clínica foi feita por Gowers em 1904: ele chamou de "fibrinolite". Até o final do século XX, poderia ser diagnosticada como neurastenia, reumatismo e transtornos psicossomáticos ou endócrinos. 

O crescente reconhecimento da fibromialgia tem a ver com um maior conhecimento científico do transtorno e com o avanço das mulheres em seus direitos. No entanto, de acordo com um relatório de Benigno Casanueva, especialista em fibromialgia, 75% dos médicos não receberam treinamento específico sobre a doença e ainda não é oficialmente reconhecido que pode causar incapacidade para o trabalho, uma realidade nos casos mais graves. 

Uma doença sem causa conhecida
Nem todos os pacientes sofrem sintomas com a mesma intensidade e, em geral, o curso da doença é imprevisível, porque alterna períodos de remissão relativa com surtos ou crises . A maioria das pessoas pode administrá-lo e continuar com suas atividades normais, mas algumas delas até se sentem incapazes de trabalhar e aproveitar sua vida cotidiana.

A causa da fibromialgia ainda é desconhecida . Os pesquisadores sugerem que na origem pode haver uma infecção viral ou bacteriana, um grave acidente traumático ou uma crise emocional.
Para diagnosticá-lo, o médico realiza uma entrevista e verifica se há um aumento da sensibilidade à dor na maioria de uma série de 18 pontos distribuídos por todo o corpo, chamados de pontos miofasciais.

Não ocorreram alterações detectáveis por análises de sangue, ultra-sons ou outros testes, mas acredita-se que a diminuição da produção ou da eficácia de neurotransmissores que regulam a sensibilidade à dor, especialmente serotonina, somatomedina C, substância py noradrenalina.

Ajudas naturais eficazes para reduzir a dor

A medicina convencional considera a fibromialgia uma doença crônica incurável e a trata basicamente com analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e antidepressivos.
Mas mais da metade dos pacientes se sentem insatisfeitos com sua eficácia limitada e efeitos colaterais comuns. Eles são muitas vezes procuram ajuda em medicamentos naturais e oferecendo tratamentos individualizados destinados a restaurar o equilíbrio fisiológico e mental . 

1. Taichi e chikung
Pesquisas sugerem que o taichi - com seus movimentos precisos, lentos e circulares, que atuam em meridianos energéticos - pode beneficiar pacientes com fibromialgia. Um estudo realizado em 2010 pela equipe do Dr. Chenchen Wang, da Universidade Tufts (Estados Unidos) concluiu que a prática de Taichi por 12 semanas reduziu a dor e melhorou o sono e o humor .

 
A força dos resultados levou o New Journal of Medicine a recomendar que a curiosidade dos pacientes sobre o tai chi e disciplinas similares, como a ioga, seja encorajada. Outro teste mostrou um ano antes que o chikung - mais baseado em exercícios de concentração e respiração - também aliviou os sintomas.

2. drenagem linfática e massagem do tecido conjuntivo
Eles podem aumentar o limiar de dor e qualidade de vida na fibromialgia. Aparentemente, essas e outras técnicas que realizam manipulações suaves melhoram a eliminação de toxinas e a chegada de nutrientes aos tecidos. Somado a isso, estão os benefícios psíquicos devido ao contato físico e relaxamento.

3. Acupuntura
É eficaz na redução do desconforto , embora a resposta de cada pessoa varie bastante: alguns sentem um grande alívio e outros dificilmente notam a diferença. 

4. Hidroterapia
Diversos autores recomendam banhos quentes e frios : Englert aconselha câmaras frias (-67ºC a -150ºC) para aumentar o limiar de dor; Gutenbrunner, a sauna freqüente (12 sessões em 6 semanas), e Yurkuran, 20 minutos de banho a 37 ºC.
Banhos de água sulfúrica com sais também mostraram alguma eficácia . Os tratamentos hidroterapêuticos mais eficazes são recebidos em spas, mas também podem ser realizados compressas frias ou quentes, jatos, chuveiros e banhos em casa. No entanto, aplicações muito quentes ou prolongadas, por vezes, agravam os sintomas. É aconselhável consultar um especialista.

5. Terapia Nutricional

Certos suplementos foram usados ​​para reduzir a vulnerabilidade à dor e fortalecer o sistema nervoso:
Magnésio . Tem sido sugerido que a deficiência desse mineral na dieta pode predispor à fibromialgia. No uso terapêutico do magnésio existem estudos com resultados contraditórios. Em qualquer caso, garantir que o suficiente é obtido através de dieta só pode ser benéfico, porque este mineral é essencial para o equilíbrio do sistema nervoso e boa função muscular. Alimentos ricos são nozes, cereais integrais, legumes e verduras e frutas em geral. Em suplemento, uma dose ideal é em torno de 300-600 mg por dia. 

S-adenosilmetionina . 
É um composto de aminoácidos que reduz as áreas doloridas e melhora o humor. Embora alguns estudos apoiem sua eficácia, sua utilidade terapêutica na fibromialgia é discutida. Por outro lado, é relativamente caro e não está livre de efeitos colaterais e interações medicamentosas. 

5-hidroxitriptofano . 
É obtido a partir das sementes da planta africana Griffonia simplicifolia. Sua utilidade é baseada em sua capacidade de favorecer a síntese da serotonina, cuja deficiência desempenha um papel fundamental na depressão e na insônia. Também aumenta o nível de endorfinas, efeito estimulante, eufórico e analgésico. Segundo vários estudos, a dose indicada é de 100 mg três vezes ao dia.

A abordagem homeopática
Em 2004, um estudo do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (Estados Unidos) observou melhorias no tratamento homeopático individualizado, como a redução da sensibilidade à dor e a tendência à depressão, e um aumento na qualidade de vida e saúde geral. .
O sucesso da homeopatia depende, em grande parte, da capacidade do profissional de personalizar o tratamento. Há uma grande diversidade de remédios homeopáticos, mas alguns são frequentemente indicados na fibromialgia: Rhus toxicodendron, Arnica montana e Bryonia alba. 

Outras terapias obtiveram bons resultados em alguns casos . Por exemplo, a meditação reduz a ansiedade, de acordo com KH Kaplan, da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), e a magnetoterapia pode aliviar a dor.

Uma vida mais calma

Naturalmente, uma pessoa com fibromialgia não pode e não deve recorrer a todos os recursos terapêuticos existentes . Seria outra causa de estresse que não combina com você. O mais sensato é escolher terapias que sejam mais acessíveis, atraentes e simples de incorporar à rotina diária. 

Pode ser testado sucessivamente, descartando aqueles que não produzem efeitos dentro de um período máximo de três meses. Mas acima de tudo, é benéfico para se tornar consciente de que você pode gerenciar os sintomas e reduzi-los.
Afinal, a doença requer apenas uma vida mais pacífica e saudável , e a maioria das medidas é indicada para aumentar o bem-estar de qualquer pessoa, mesmo que seja saudável.

A ajuda de plantas medicinais
Se tomado regularmente, algumas plantas podem reduzir a inflamação e estimular os sistemas imunológico e endócrino.
Hypericum (Hypericum perforatum) . Não há estudos sobre sua indicação na fibromialgia, mas seu leve efeito antidepressivo pode ser útil. Se você já estiver tomando medicação, deve consultar o médico. 

Ginseng (Panax ginseng) . Este estimulante ajuda a adaptar-se a situações de estresse. Pode servir contra a fadiga e ansiedade. Não é adequado em caso de insônia.
Valeriana (Valeriana officinalis) . É adequado se você sofre de distúrbios do sono ou uma sensação de não descansar. A dose diária é entre 450 e 900 mg de extrato aquoso. Ele também pode ser adicionado à água quente do banho meia hora antes de dormir.

Como se cuidar diariamente para ganhar bem-estar
O melhor tratamento para pessoas com fibromialgia é que elas podem ser dispensadas através do autocuidado diário. Esta é a base do seu bem-estar, que pode ser melhorado com recomendações terapêuticas.

Reduzir o estresse . É necessário reduzir a carga de trabalho e as responsabilidades (aprender, por exemplo, a dizer "não" sem se sentir culpado), assim como as causas do estresse emocional. É aconselhável realizar uma técnica que envolva relaxamento (taichi, yoga, exercícios respiratórios, meditação ...), caminhar, ouvir música ou ler. 

Durma o suficiente . 
Não economize horas de sono. Se você já adormecer 8 horas à noite, pode ser benéfico tirar uma soneca. É aconselhável reduzir progressivamente o ritmo e a intensidade da luz e deitar-se e levantar-se sempre às mesmas horas. 

O exercício diário . 
A atividade aeróbica suave (como caminhada rápida, corrida, natação ou ciclismo, que requer estresse pulmonar e cardíaco) é muito eficaz no controle dos sintomas. No início, eles podem sentir desconforto, mas depois são reduzidos. A ginástica aquática em uma piscina aquecida é altamente recomendada. 

As mudanças dietéticas . 
Eles são essenciais. Não são várias hipóteses sobre as mudanças mais eficazes são, mas a maioria dos especialistas concordam sobre a necessidade de eliminar aditivos , especialmente MSG e aspartame e fortalecer a presença de legumes inteiros, alimentos frescos. Um maior consumo de gorduras omega-3 também é recomendado por seu efeito antiinflamatório (por exemplo, tomar linho). 

Ons . O Dr. Thomas Dykman aconselha a suplementação com gel de extrato de aloe vera, frutas e vegetais liofilizados e suplementos multiminerais e multivitamínicos. Outros autores recomendam uma dieta vegana (sem laticínios ou ovos) com abundantes alimentos frescos e crus. Compostos antioxidantes, como antocianinas em frutas roxas, parecem ter um efeito positivo em alguns pacientes, que conseguem dormir e descansar melhor.
5 chaves naturais para aliviar a fibromialgia 5 chaves naturais para aliviar a fibromialgia Reviewed by Administrador on 17:34 Rating: 5

Nenhum comentário