Sair da depressão sem apoio: missão impossível?

AJUDA DE OUTRAS PESSOAS PODE CURAR VOCÊ 



Sair da depressão sem apoio: missão impossível?
 

É muito difícil pedir ajuda para enfrentar a depressão, e também é difícil apoiar quem sofre. Mas a terapia e o apoio dos outros são fundamentais para superar a depressão.


Depressão é para muitas pessoas um tabu . Muitas vezes esconde que você está sofrendo ou que sofreu, como se fosse algo vergonhoso que você tenha que esquecer o mais rápido possível. Mas há muitas lições vitais que são aprendidas em uma experiência como a que vou contar na primeira pessoa. 

Enfrente apenas os problemas

As razões específicas que levaram à minha depressão não são relevantes para este artigo. É suficiente dizer que uma separação, uma ruína econômica e um sentimento de traição por amigos íntimos se juntaram. 

Era o que os médicos chamam de depressão exógena - causada por eventos externos - e, a princípio, eu não queria me submeter a nenhuma terapia . Atribuí meu baixo estado de espírito ao vendaval de consequências negativas que eu estava colhendo por ter tomado muitas decisões erradas.

Consciente dos meus erros, eu poderia em breve reconstruir minha vida de uma maneira muito mais sólida. Foi sobre aguentar a tempestade emocional. 

A solidão amplifica a depressão

Mas uma coisa é teoria e outra é prática. Esta situação adversa - um colega descrita muito acertadamente como "uma soma de calamidade" - foi amplificado por minha solidão súbita, bem como estar sem um parceiro, muitas pessoas tinham se afastou de mim por medo de que eles um empréstimo pedir ou Eu vou sobrecarregar você com meus problemas.

Você tem que ter uma natureza muito forte e compassiva para acompanhar alguém que passa por um processo depressivo, já que as conversas negativas tendem a se repetir e nada que você diga ou faça parece útil para ajudar o outro, além de se sentir ouvido. 

O fato de que, como escritor freelance e jornalista, ele trabalhou em casa significava uma dificuldade adicional para sair do poço. Passei o dia lambendo minhas feridas , sem qualquer motivação para sair porque estava decepcionado com o mundo e, se fosse sincero com alguém, não me sentia compreendido. 

Isso fez com que a tempestade, em vez de diminuir, se intensificasse. Logo perdi minha fome - perdi seis quilos em uma semana - e não consegui dormir mais de três horas, já que a centrífuga de ideias negativas foi ativada novamente após esse lapso de tempo. 

A importância da ajuda externa

Quando entendi que não deixaria esse, procurei terapeutas que pudessem me acompanhar no processo . E falo no plural porque eram vários.
Na verdade, seguindo o conselho dos colegas, eu consegui ter até três de cada vez : um psicólogo humanista , um terapeuta EMDR para me ajudar a dormir e um amigo médico que me receitou alguma medicação por alguns meses, e que em suas palavras: "Para sair
de onde você está agora, você tem que tomar uma série de decisões que exigirão que você seja melhor do que você é agora."
Eles ajudaram a todo o caminho e, finalmente, chegou a um tipo de apatia que permitiu-me para voltar à vida normal, o que não significava que ele tinha recuperado a ilusão de viver. 

Os limites da terapia

No meu caso, quando saí da consulta do terapeuta humanista, com quem passei mais tempo, senti-me com poderes para mudar minha vida, mas depois de 24 horas meu humor diminuiu novamente.

Todo terapeuta faz o seu trabalho da melhor maneira possível. Sua ação é inspiradora, mas pontual, e nunca pode ser confundida com o calor de um verdadeiro amigo. 

Quando a recessão foi muito alta, não tive a opção de pedir uma visita urgente . Sendo um terapeuta bem conhecido - eu refleti nossas conversas na fábula A Lição Secreta - eu tinha a agenda completa a três semanas de distância, até mesmo para realizar um Skype. No máximo, eu poderia aspirar a falar por alguns minutos por telefone.

Em tal um caso, sabe que deve esperar para tratar a ansiedade que você for como, para aqueles que estão morrendo de sede, saber que há é um oásis de quinze dias de distância. 

Amizade, aliada contra a depressão

Felizmente, contei com fontes mais sutis, mas constantes, que me refrescavam diariamente no cruzamento. Foram cerca de dois amigos que me deram incentivo até eu recuperar a marcha normal da minha vida.
 

Você tem que apostar em uma realidade cheia de pessoas que não têm medo de delicadeza.
Um deles era doutor em biologia e morava no Chile, onde fora contratado como professor universitário. Ao saber da minha condição, ele começou a me ligar todas as noites ao mesmo tempo para lhe contar sobre o progresso do dia e minhas preocupações. Por sua vez, ele me contou anedotas que me fizeram rir.
Por mais de três meses, esperei todas as noites pela hora em que, através deste anjo da guarda, peguei o fio da humanidade, apesar dos mais de 10.000 quilômetros que nos separavam. 

O outro anjo da guarda era um amigo e colega de trabalho recente que começava a ir à minha casa todas as manhãs de segunda-feira para tomar chá. Eu nunca estava com pressa e conversamos sobre livros, experiências e projetos. Certa manhã, vimos juntos um filme que durou quase três horas. Além disso, toda tarde eu escrevia um whatsapp para ter certeza de que eu ainda estava aqui. 

Com a perspectiva do tempo, entendi que esses dois amigos eram meus principais aliados para escapar do inferno que eu mesmo construíra.

Ajuda doméstica: querendo mudar e propor fazê-lo
Além desse valioso apoio externo, logo percebi que a verdadeira transformação não ocorreria a menos que eu fizesse algo por mim mesmo. 

Antes de cair em depressão, eu estava trabalhando há alguns anos com terapias artísticas . Não apenas como um sherpa literária - ajudando novos autores para chegar ao topo de seu primeiro livro-, mas também através de um método batizado como "Piano Satori" que permite que qualquer pessoa tocar piano com as duas mãos a partir do dia um .


Os resultados foram surpreendentes. Não só por causa da rápida progressão daqueles que pensavam que eram "negados" à música, mas por causa da auto-estima que obtinham conseguindo algo que consideravam impossível, bem como despertando uma sensibilidade adormecida. 

Quem precisava acordar agora era eu, então, aplicando meu próprio remédio, me atribuí uma missão : compor um pedaço de piano por mês durante um ano, em um projeto chamado The 12 Autumns que hoje pode ser ouvido no Spotify ou no Youtube.

Além de colaborar com um músico diferente todo mês, o que me dava companhia, era um raio X da minha alma. Através das músicas pude perceber minha evolução, como acontece com qualquer pessoa que escreve, pinta ou realiza outra atividade artística que reflita seu interior. 

De volta ao mundo: compartilhe a sabedoria adquirida

Concluída a travessia do deserto, chegou o momento em que me senti pronto para voltar ao mundo como alguém diferente. Ele sofrera e aprendera. Agora eu poderia ter muito mais empatia com a dor dos outros, entender seus processos a partir da experiência. 

Meu anjo do Chile então propôs um novo desafio:
depois de muitos meses de vida monástica, fui desafiado a sair cinco dias seguidos , de segunda a sexta-feira, com cinco pessoas que contribuíram com algo novo e diferente da minha vida. Então eu fiz, e o segundo encontro , naquela terça-feira, se tornou quem é meu parceiro por dois anos e meio.


Eu nunca me senti sozinha. Não quando estou sozinho comigo mesmo.
Sair da depressão sem apoio: missão impossível? Sair da depressão sem apoio: missão impossível? Reviewed by Administrador on 17:43 Rating: 5

Nenhum comentário