Frases para o Dia da Consciência Negra

 



O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro.

Essa data foi escolhida como tributo ao dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, que combateu a escravidão no Brasil. Por isso, é um dia para estimular a reflexão sobre a luta do povo negro pela igualdade.

Pensando nisso, o Toda Matéria selecionou 15 frases de pessoas que fazem parte da história do movimento negro para você refletir sobre a consciência negra e entender a importância dessa data.



Até que a cor da pele de um homem não tenha maior significado que a cor dos seus olhos haverá a guerra. (Bob Marley)


É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial. (Zumbi dos Palmares)


Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. (Nelson Mandela)


Eu era uma pessoa com dignidade e respeito próprio, e não deveria me considerar pior que qualquer outra pessoa só porque era negra. (Rosa Parks)


Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la. 
(Djamila Ribeiro)


O movimento negro tem várias faces, mas sempre é uma continuidade da grande luta de libertação cujo maior líder e referência básica é Zumbi dos Palmares. (Abdias do Nascimento)


Não sou descendente de escravos. Sou descendente de pessoas que foram escravizadas. (Makota Valdinha)


Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. (Martin Luther King)


Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela. (Angela Davis)


Estou contra toda forma de racismo e segregação, toda forma de discriminação. Eu acredito nos seres humanos, e que todos os seres humanos devem ser respeitados como tais, independentemente da sua cor. (Malcom X)


Para que a discussão se amplie é fundamental compreender que estamos em um lugar de tratamento diferente. É preciso reconhecer o racismo. (Marielle Franco)


Essa é a história deste país, a história de gerações de pessoas que sentiram o chicote da escravidão, a vergonha da sujeição, a ferroada da segregação, mas que seguiram aguentando e esperando e fazendo o que precisava ser feito para que, hoje, eu acorde toda manhã em uma casa que foi construída por escravos, e assista a minhas filhas – duas belas, inteligentes e jovens mulheres negras – brincando com seus cães no gramado da Casa Branca. (Michelle Obama)


Odiar as pessoas por causa de sua cor é errado. E não importa qual cor é a de odiar. É simplesmente errado. (Muhammad Ali)


Tudo é mais difícil para um negro. Você tem que provar 100 vezes que você é o melhor. É cansativo, duro, doloroso. Se você não tiver uma força extraordinária, não consegue passar por isso. Mas eu vim ao mundo para lutar. Sou uma guerreira! (Glória Maria)


Libertei mil escravos. Poderia ter libertado outros mil se eles soubessem que eram escravos. (Harriet Tubman)

Frases para o Dia da Consciência Negra Frases para o Dia da Consciência Negra Reviewed by Administrador on 10:41 Rating: 5

Nenhum comentário