Dia da Bandeira – símbolo de união e amor à Pátria

 

Dia da Bandeira, símbolo de união e amor à Pátria



O 19 de Novembro,
Dia da Bandeira, desperta em todos nós um sentimento de união, respeito e amor à Pátria. Nesta mesma data, em 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. A nova bandeira, desenhada por Décio Vilares, foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889.

O estilo básico da Bandeira Nacional (o losango amarelo em meio a um quadro verde) já fazia parte da bandeira do Império e foi definido pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. Com a Proclamação da República, algumas transformações pontuais aconteceram na bandeira: O losango amarelo foi redimensionado. O símbolo de Armas do Império foi substituído por uma esfera republicana da cor azul.


Na esfera, foi acrescentado um lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca.

Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8:30h.

A estruturação da bandeira brasileira é definida pela Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, que determina questões relativas aos símbolos nacionais. Essa lei estipula os detalhes obrigatórios na composição da Bandeira Nacional, como a posição do losango e da esfera, o tamanho da faixa branca, a posição das estrelas, etc.

As cores oficiais da bandeira brasileira, como sabemos, são o verde, amarelo, azul e branco, com a frase “Ordem e Progresso”. Cada cor possui um significado distinto: “branco”, significa o desejo pela paz; “azul”, simboliza o céu e os rios brasileiros; “amarelo”, simboliza as riquezas do país; e o “verde”, simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

No entanto, as cores verde e amarelo já estavam presentes na antiga bandeira brasileira imperial. O verde significava a Casa de Bragança, de Dom Pedro I e o amarelo, a Casa dos Habsburgos, de Dona Leopoldina. O pavilhão verde e amarelo foi criação do pintor francês Jean-Baptiste Debret.

A frase que consta na bandeira, “Ordem e Progresso”, foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte. A frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.

A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional. Os outros três símbolos nacionais são: Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.


A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira. Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, esta é a primeira a subir e a última a descer do mastro.

As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal. A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará. A legislação brasileira proíbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem. Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins, A Bandeira Brasileira passou a ter 27 estrelas

A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desperta desde o sentimento de união entre todos os brasileiros.
Dia da Bandeira – símbolo de união e amor à Pátria Dia da Bandeira – símbolo de união e amor à Pátria Reviewed by Administrador on 10:47 Rating: 5

Nenhum comentário