Black Friday 2020: saiba como se preparar para a data e não cair em ciladas
Neste ano, o festival de descontos e promoções no comércio acontecerá no dia 27 de novembro
A Black Friday 2020 será no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês. A data, marcada por descontos e promoções em diversos estabelecimentos comerciais, pode ser uma boa oportunidade para os consumidores adquirirem variados itens por um bom preço.
Procurar com antecedência qual o preço está sendo praticado hoje no mercado, por exemplo, pode ser uma boa opção para verificar, no dia do evento, se o valor é, de fato, promocional.
Além disso, realizar buscas sobre as marcas que irão participar e avaliar se elas têm uma boa reputação também são fatores que podem ajudar no planejamento para a data.
Para esse caso, a recomendação do Procon-SP é fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento. Assim, o cliente terá a possibilidade de acompanhar a evolução e comprovar os valores em casos de fraude. Outra sugestão é contar com sites e aplicativos de comparação de preços, como o do Buscapé e do Zoom.
Vale ressaltar que a consulta sobre um determinado artigo e/ou serviço deve ser feita por meio dos canais oficiais, uma vez que clicar em links de ofertas recebidas por e-mail ou pelas redes sociais não são as opções mais seguras.
"A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto por um preço que pode não ser vantajoso. Por isso, é imprescindível fazer uma lista dos itens que ele precisa, além de pesquisar os valores previamente", afirma Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.
Capez comenta, ainda, que as fiscalizações da Black Friday deste ano serão intensificadas por causa do aumento das reclamações referentes a vendas on-line.
Veja outras dicas para não cair em armadilhas
Antes de sair gastando mais do que o previsto, o ideal é que o cliente faça uma lista com os produtos que está pensando em adquirir para não ultrapassar o limite do orçamento.
Nas compras realizadas em sites, o consumidor deve estar atento ao prazo de entrega e, também, ao valor do frete - afinal, se este for muito alto, o preço promocional pode não valer a pena. Outra sugestão para evitar problemas no futuro é buscar informações sobre a política de troca da empresa.
Além disso, antes de realizar qualquer compra pela internet, é importante fazer uma consulta à lista "evite estes sites", disponível na plataforma do Procon-SP.
Fonte: Valor Investe
Black Friday 2020: saiba como se preparar para a data e não cair em ciladas
Reviewed by Administrador
on
10:51
Rating:
Nenhum comentário