Nhoque da Fortuna


Acompanhe aqui a história e a receita do Nhoque da Fortuna.



Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. 

Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. 

Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando deverá ser doado para um pobre.


Ingredientes:


1 quilo de batata
1 ovo
1 colher de manteiga
3 gramas de sal ou a gosto
Farinha de trigo até dar ponto (entre 250 e 350 gramas)


Modo de Preparo

Inicie cozinhando as batatas como achar melhor (pressão ou vapor), quando estiverem bem cozidas escorra a água, descasque e esprema ou amasse ainda quente para não empelotar.

Quando a batata já estiver fria, acrescente o ovo inteiro, a manteiga e o sal, misture com as mãos desfazendo qualquer grumo que possa ter se formado.

Agora pegue pequenas porções de cada vez e acrescente a farinha aos poucos, misturando delicadamente, sentindo a necessidade de farinha.

Cuidado para não colocar farinha em excesso senão além de pesado seu Nhoque pode melar.

Também aos poucos, cozinhe os nhoques em água fervente e salgada, não é necessário mexer, apenas coloque na água e quando ele emergirem é só retirar com a ajuda de uma escumadeira.

Repita o processo até que todos estejam cozidos, se quiser pode regar com azeite de oliva para não grudar uns nos outros e agora basta colocar o molho de sua preferência e se deliciar.


Essa receita rende de 4 a 6 porções e você pode fazer com batatas diferentes, só fique atento a quantidade de farinha, pois ela muda conforme a quantidade de água das batatas, opte sempre pelas mais secas, como a asterix, por exemplo. Bom apetite!
Nhoque da Fortuna Nhoque da Fortuna Reviewed by Administrador on 18:40 Rating: 5

Nenhum comentário